terça-feira, 11 de agosto de 2015

A Pátria Educadora dos mal-educados

Concordo em gênero, número e todos os graus que a presidente Dilma Rousseff (PT) exagerou na dose ao proclamar, logo após as eleições, que o Brasil passaria a ser a “Pátria Educadora”. Ainda mais após o ajuste fiscal que cortou R$ 9 bilhões do Ministério da Educação (MEC). A crise existe, não é localizada, portanto, apenas do Brasil, mas, tem o poder de desvendar alguns “mistérios” ligados à área de Educação. O primeiro deles é que há uma contradição tão gritante quanto a do lema da presidente Dilma Rousseff (PT). Assim como a Pátria Educadora parece ser um engodo, da mesma forma, na Educação, o mal-educados se revelam nos momentos de crise. Não respeitam hierarquias, não respeitam as diferenças e manipulam, vorazmente, fatos e a própria realidade. Fragilizados, usam de todos os artifícios possíveis para demonstrar uma força que não possuem. Se a Pátria Educadora da presidente Dilma é uma farsa, o que não dizer da turma de farsantes que a acusam? Os mal-educados não o são porque a presidente lançou um slogan que não consegue cumprir. Fazem-no porque farsante foi a educação doméstica que nunca tiveram e imaginam ter. Chamar a presidente de um Pais de vaca, anta e outros adjetivos animalescos é tão revelador quanto as palavras de ordem ensandecidas dirigidas a quem administra quaisquer instituições estatais: a face mal-educada de quem não respeita as diferenças.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.