terça-feira, 29 de dezembro de 2015

A maldosa mistura da classificação do INEP

É maldade, para não dizer má-fé, misturar Institutos, Faculdades, Centros Universitários e Universidades em uma mesma classificação, a partir de notas do Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísyo Teixeira (INEP). Por trás de toda a “onda” que se fez na Internet nos últimos dias, deve estar um único objetivo:  desqualificar a Universidade Federal do Amazonas (UFAM e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O primeiro sinal da má-fé e não dividir corretamente as Instituições de Ensino Superior do Amazonas por categorias a fim de que possam ser efetivamente comparadas. Por critérios claramente definidos, temos as Universidades, os Centros Universitários e as Faculdades. Passível de comparação, portanto, temos, no Amazonas, UFAM, UEA e Nilton Lins, cuja classificação, de acordo com o IGC do INEP, segue, respectivamente, a mesma ordem aqui listada. Na comparação entre os Centros Universitários temos o Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas, o Centro Universitário do Norte e o Centro Universitário Luterano de Manaus. Por fim, na categoria das Faculdades, temos a Faculdade Martha Falcão, a Faculdades Boas Novas e a Faculdade La Salle. Ainda temos a categoria dos Institutos que, no Amazonas, são o Instituto de Ensino Superior Fucapi e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Apresentar as Instituições “juntas e misturadas” é apenas uma estratégia de mercado de quem tenta comparar instituições que jamais podem ser comparadas.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.