terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Retrocesso nas Diretrizes para o Jornalismo

A volta no Estágio Curricular obrigatório é, sem dúvidas, o maior retrocesso das (novas) Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de Jornalismo. Há cheiro de mofo e uma vontade incontida de empalhar vampiros nas linhas e entrelinhas do documento oficial. Mas, nenhuma delas, no entanto, tem mais odor de enxofre que a volta do estágio que, bem poderia ser chamada de “a pegadinha do patrão”. A ideia de que o mercado regularia a profissão caiu por terra com a não exigência do diploma para o exercício da profissão, que hoje não defendo. No entanto, justamente pela eterna troca de mão-de-obra mais barata por estudantes, o ciclo de esvaziamento dos cursos combinado com gana por remunerar miseravelmente os profissionais foi introduzida nas Diretrizes. O que foi uma luta de anos da categoria dos jornalistas virou pó nas canetas prepotentes de alguns representantes da vanguarda do atraso na área. Pregam o retorno da Arca de Noé para a categoria e para os estudantes. Talvez, no máximo, consigam um Titanic estilizado.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.