domingo, 4 de setembro de 2016

Educar é para poucos

Muitos possuem filhos, poucos são pais e mães. Desses poucos, quase ninguém consegue educar. Porque educar é para poucos. Atividade exclusiva dos que possuem sensibilidade suficiente para demonstrar. O processo de aquisição de conhecimentos ao longo a vida é muito mais complexo que os bancos de escola consigam explicar. Como humanos, repetimos. E nem sempre o que repetimos é o melhor exemplo. Nem mesmo quando repetimos as atitudes dos nossos pais. Ao que parece, somos espelhos: repetimos o que nos é mostrado. Ou melhor, refletimos! Educar, portanto, é muito mais complexo de o quê a nossa vã visão de mundo consegue explicar. Resta-nos ter humildade para aprender permanentemente. Este é o maior desafio de um educador.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.