terça-feira, 13 de setembro de 2016

UFC acadêmico é um erro

Ao escrever “Against Method”(Contra o Método), Paul Feyerabend terminou por provocar interpretação equivocada de muitos cientistas, inclusive, os que se posicionaram a favor de suas ideias. Os defensores se deixaram levar pela ideia de uma espécie de “UFC acadêmico” e os detratores o faziam exatamente por conta desta ideia de que, “derrubado o Método” tudo poderia ser feito a partir de então na Ciência. Impressiona que até os dias atuais ainda se pense desta forma. Ao contestar o Método, Feyerabend contestou o próprio modo de fazer Ciência. Suas ideias chegaram a nós por conta da edição Publicada pela NLB, 7 Carlisle Street, Londres WI. Foi publicado pela Francisco Alves em 1977, no Rio de Janeiro, numa tradução de Octanny S. da Mota e Leonidas Hegenberg. Não o fez, no entanto, em nenhum momento da obra, dizendo que tudo o que fora feito até então deveria ser jogado fora e passaria a valer qualquer coisa. É um equívoco dos mais graves pensar desta forma. Os grandes avanços da humanidade foram produzidos por uma Ciêcia praticada com base no Método tradicional. Nem tudo o que é tradicional pode ser visto como ruim e nem tudo que é novo é bom só por ser novo. Tudo é vida, com suas contradições e complexidades, mas, nem tudo é esta ou aquela Ciência.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.