terça-feira, 25 de junho de 2019

Bases de um País corrupto


Tenho dito, e repito, que muito das bases da corrução no Brasil estão na família. Em práticas “simples e ingênuas”, que parecem não ter consequência nenhuma. Uma das mais comuns, que quase ninguém escapa (possivelmente eu também a fiz) é prometer presentes aos filhos “se eles passaram de ano”. Práticas similares a essa possuem o mesmo efeito: trocar o dever de estudar por um prêmio de consolação. Se não se trata de incentivo à corrupção desde cedo é, no mínimo, uma forma de chantagem. O assunto me veio de volta porque, sentado, comendo um acarajé, ouvi de uma mãe: “se você não aprender a ler até o final do ano, não ganha...”. Não sei de o quê se tratava, mas, a reflexão sobre “as bases de um País corrupto” me veio à cabeça. O Brasil não muda porque aceita que um crime seja cometido para se combater outro crime. Enquanto essa for a ética, seremos um País corrupto por regra.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.