sábado, 8 de junho de 2019

Males da democracia representativa


A democracia não é um regime perfeito. Dos piores, no entanto, ainda é o melhor. Pelo menos, na minha opinião. Apesar dos problemas, a democracia se renova quando se critica. Quando sai, digamos, da zona de conforto, e passa a ser exercida não-apenas de forma representativa, mas, participativa. O que isso significa? Que nós, os meros mortais eleitores, entendamos que em uma democracia forte, os eleitores precisam cobrar de seus eleitos. Eles não são representantes dos governantes eleitos, mas, do povo. Na prática, porém, pela falta de cobrança de quem elege, passam a se comportar como se representassem o prefeito, o governador e o presidente. Os males da democracia podem ser combatidos pelo próprio povo. Desde que aprenda a fiscalizar permanentemente os atos dos eleitos.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.