segunda-feira, 17 de junho de 2019

O ensino superior é um bem-público


Só que ainda não quis, não percebeu: este governo, desde a campanha, claramente trata a educação como um bem-privado, uma mercadoria, principalmente a educação superior. E quando a orientação é tratar a educação como mercadoria, os investimentos públicos são reduzidos drasticamente. Infelizmente, ao que parece, é o que está reservado para as instituições públicas do País nos próximos anos. E isso será baseado em um ataque brutal ao modelo e em uma tentativa de desmoralização dos reitores e reitoras das universidades públicas. E nem negam isso: a tal lava-jato da Educação, tenhamos certeza, foi anunciada com este intuito. Precisaremos ter muita força para resistir aos ataques e manter a universidade pública, gratuita e socialmente referenciada. É dever de cada cidadão defender a educação como um bem-público.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.