sexta-feira, 29 de maio de 2009

Quem manda na Ufam, afinal?

No processo de escolha da Diretoria do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) houve uma recomendação oficial de que um nome não poderia ser escolhido: o do diretor atual, Professor Dr. Almir Diniz de Carvalho Júnior. A nota a seguir, publicada agilmente e sem delongas no site do Museu Amazônico deve ter sido o motivo para que a cabeça de Almir Diniz tenha sido posta a prêmio. Eis a nota: “Contra a violência e a ilegalidade

O Museu Amazônico reprova veementemente a violência que sofreu o Professor Dr. Gilson Monteiro no Campus da Universidade Federal do Amazonas em plena sala de aula. Este tipo de comportamento deseduca a juventude, colocando em perigo a liberdade de expressão, a democracia e o estado de direito.

Professor Dr. Almir Diniz de Carvalho Junior”

O episódio deixa muito claro quem manda, afinal, na Ufam. Não são os políticos de Manaus que pensam ser a Ufam o quintal da casa deles. Há, dentro da própria instituição, que a administre como se fosse a extensão da própria casa. Causa repulsa, porém, professores, técnicos e estudantes aceitarem viver sob o jugo de um grupo que não tem envergadura política para ocupar a direção da instituição. Meu protesto à forma lenta e descompromissada com que a administração superior reagiu ao ataque à Ufam, à liberdade de expressão e ao estado democrático de direito. Não fossem as manifestações individuais inequívocas, estaria envergonhado de trabalhar na instituição. Ainda bem que nada é eterno na vida.

Visite também o
site do professor Gilson Monteiro e o novo Blog do professor Gilson Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.