Aos olhos de muitos, os pesquisadores das universidades brasileiras transformaram-se em especialistas no “marketing pessoal” e se esqueceram de produzir teses e hipóteses de qualidade. Não deixa de ter um cunho de verdade. Com a ditadura do Lattes, quem escreve menos de dois artigos por ano é, imediatamente, jogado no pântano dos inócuos. Nossa rebeldia diante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), às vezes, porém, nos torna tímidos na divulgação do que produzimos. Há, sem dúvidas, o tempero de desorganização; certamente provocado pela correria de tantas funções a exercer. Com isso, o que pode ser incluído no Deus da Academia, o Currículo Lattes, é deixado de lado. Há os mágicos, é bem-verdade, que replicam a produção e geram números individuais fantásticos. Com a produtividade dos Programas de Pós-graduação é medida pelo a distribuição da produção, pouco adianta que uma faça muito e os demais não façam nada. Fazer parte do Pântano dos Inócuos durante anos seguidos, porém, é nada admirável.
Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.