terça-feira, 30 de julho de 2013

Professores precisam cortar na carne

A postagem de ontem denominada "A corrupção nos concursos públicos das universidades brasileiras", publicada neste espaço, na qual foi comentado o artigo do professor de história da Universidade de São Paulo (Usp), Angelo Seguillo, que enterrou o "um dedo em uma ferida que teima em nunca criar nem casca nas universidades brasileiras: os concursos públicos para a carreira do magistério superior" casou frisson nos corredores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Há os que consideram o assunto um tabu e não tocam de jeito nenhum no tema "por uma questão de ética" e outros despejam, pelos menos nos corredores, exemplos de possíveis favorecimentos. O tema é espinhoso e precisa ser analisado e avaliado com todo o cuidado. Não se pode acusar ninguém de favorecimento sem provas cabais. Nos casos de concursos públicos em geral, e de professores de carreira, em particular, provas cabais não são fáceis de serem conseguidas. Há uma cadeia de procedimentos que depende, sempre da ética dos envolvidos. Nenhuma reputação pode (nem deve) ser enterrada com base apenas em suspeitas. Não se deve, porém, de forma nenhuma, deixar de se abordar o assunto. É complexo, é polêmico, mas, chegou a hora de nós, os professores e professoras decentes das universidades brasileiras não nos permitirmos calar quando descobrirmos indícios de corrupção. É o mínimo que podemos fazer pelo País e pelo futuro dos nossos filhos.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 29/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.