segunda-feira, 1 de julho de 2013

O desafio profissional de conduzir a Pós-graduação da Ufam

Uma das mensagens que recebi saudando o fato de eu assumir, a partir de hoje, a convite da Magnífica Reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Professora Doutora Márcia Perales Mendes Silva, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Instituição, chamou-me a atenção pelo teor desafiador:" ...iremos contribuir e cobrar ações concretas para a ampliação e melhoria da Pós-graduação na Ufam...". Ninguém pense que aceitei o convite inocente. Que não sabia (e sei) das dificuldades a serem enfrentadas e dos desafios que teremos de vencer. Terei, ao meu lado, a professora Doutora Maria Teresa Gomes Lopes, no Departamento de Pós-graduação (DAP) e o professor Doutor Leandro de Moura Martins, no Departamento de Apoio à Pesquisa (DAP). Sandra Cilene Cruz da Silva é a Secretária da Pró-reitoria e Carla Gomes de Lima secretaria a Câmara de Pesquisa e Pós-graduação. O desafio a enfrentar não é individual. "É uma construção coletiva", como sempre frisa a professora Márcia Perales, por quem fui derrotado em uma das disputas internas, critiquei duramente e publicamente o que considerei equívocos da Administração Superior, mas, ao aceitar o convite, deixei de ser pedra e passei a ser telhado. É, talvez, o maior desafio profissional dos meus 20 anos de Ufam. Garanto aos pesquisadores (professores e professoras da Ufam) que terão não só um Pró-reitor, mas, uma equipe integrada, dedicada e disposta a efetivar "ações concretas" em favor da Pós-graduação da Instituição. Será, também, uma equipe que espera, dos pesquisadores, ações concretas em favor dos programas que atuam na mesma medida das cobraças a serem feitas à Pró-reitoria. Só se pode conduzir e construir uma Pós-graduação forte quando há compromisso institucional e profissional, ou seja, quando as tão cobradas "ações concretas" são tanto da Pró-reitoria quanto, lá na ponta, dos profissionais que atuam nos Programas de Pós. A relação é democraticamente dialética: as cobranças vindas da base, dos Programas, motivarão a equipe da Pró-reitoria assim como as cobranças da Pró-reitoria motivarão ainda mais os pesquisadores dos Programas. Em assim sendo, não duvido, venceremos coletivamente o desafio de elevar não só as notas, mas, a qualidade dos Programas de Pós-graduação da Ufam, bem como seremos capazes de ampliá-los. Penso que atingimos o limite da atuação individual nos Programas. A Pós-graduação da Ufam só tenderá à maturidade se este for um objetivo não apenas da Administração Superior, mas, de todos os professores, doutores e doutoras, que atuam nos Programas. Que tenhamos êxito!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.