sexta-feira, 4 de abril de 2014

A Arte em todos os níveis da Educação

Arte deveria ser obrigatória em todos os níveis da Educação formal. Não apenas como o que se convencionou denominar de "conteúdo transversal". Profissionais de todas as áreas do conhecimento deveriam, obrigatoriamente, beber uma dose cavalar, por exemplo, de "História da Arte". Há um artista reprimido em cada um de nós, os ditos humanos. Na afoiteza da juventude, acreditei e defendi que a Política libertava o cidadão. Cinquenta anos e alguns meses depois, tenho a convicção de que a Arte liberta e a Política aprisiona. Sem profissionais, de todas as áreas, com uma base humanística de conhecimento sobre a vida, não teremos uma humanidade, um mundo melhor. E Arte é o néctar capaz de regar a alma humana. Que sejamos o suficiente para reconhecer que precisamos mudar o rumo da Educação no Planeta. A Arte é a chave para uma sociedade mais humana e melhor. Deixemos, em todas as áreas, brotar o artista que há em nós.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.