Só
se conseguirá avanços na Educação formal brasileira quando se concluir,
definitivamente, que a escola, em quaisquer dos níveis, é apenas um dos saberes
da vida. Tradicional, por isso quase inflexível, é um dos tipos de saberes a
partir dos quais se avaliar as pessoas para efeito de concursos e ingresso no
mercado de trabalho. Certamente, por isso, é um dos saberes mais valorizados na
vida em sociedade. No entanto, não é o melhor nem o único. É parte de um
fenômeno complexo que se chama vida. Não pode, portanto, ser supervalorizado
como se fosse a forma de conhecimento padrão, muitas vezes assim seja visto. É
preciso quebrarmos esta visão elitista da Educação e entendermos que o saber
não pode ser privilégio de poucos. Só assim, efetivamente, teremos uma Educação
inclusiva e voltada para as classes menos favorecidas como deve ser, sempre,
toda política de Estado.
Visite
também o Blog Gilson Monteiro Em Toques
e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou
encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.