quarta-feira, 16 de abril de 2014

A meta de me tornar um educador

Pode parecer que não, mas, há uma diferença substância entre ser professor e ser educador. Um educador sempre é um professor, um professor, porém, nem sempre é um educador. As afirmações aqui feitas são meras reflexões e ilações de quem trabalha como professor há tempos. E ainda nem sei se cheguei ao patamar de educador. Mas, tomar consciência de que há essa diferença me faz apto a tentar mudar. Firmo minha crença baseado na visão bancária que ainda se mantém de "transmissão de conhecimentos". É aqui, a mim me parece, que se fixa a figura do professor. O educador, no entanto, vai além, não transmite conhecimentos, mas, partilha experiências e, dessas, tira a essência para o crescimento pessoal e profissional. Professor vê no estudante um ser "sem luz", um aluno. Educador, ao contrário, acredita na luz do estudante e centra seu trabalho no processo e não na mera transmissão. Talvez eu esteja enganado, mas, ainda quero chegar a educador no pleno exercício da profissão.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.