quarta-feira, 30 de abril de 2014

O serviço público e o respeito ao outro

É no dia a dia e nos pequenos atos que percebemos (ou temos a comprovação) do comprometimento ou não das pessoas com a organização na qual prestam seus serviços. A má-vontade em relação ao outro, quer interna ou externamente, é um dos indicadores que se pode usar para evidenciar ou não o grau do comprometimento. Sem respeito ao outro e com os interesses individuais postos à frente dos interesses coletivos (não apenas da sociedade, mas também, da organização), dificilmente se tem como ser comprometido. Aliás, quando falamos em comprometimento, é preciso, inclusive, se perguntar: compromisso com quem? Com o coletivo ou com o individual? Em se tratando do serviço público, por exemplo, se o compromisso não for coletivo, não há como se falar em serviço público. O compromisso coletivo manifesta-se, também, com o respeito ao outro. Porque somente a soma dos compromissos individuais, sem, no entanto, centrar o foco no indivíduo, é capaz de dar ao serviço público a grandeza que ele merece.


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