As
pessoas que Educação brasileira precisam, urgentemente, tomar consciência de o
que se pratica no Brasil não é avaliação, mas, medição. E medição é apenas uma
das faces da avaliação. Desde que ingressei na Universidade Federal do Amazonas
(UFAM) como estudante, em 1985, e depois como professor, em 1993, discuto o que
se chama de "semana de avaliação". É uma denominação equivocada
porque aplicar provas não significa avaliar. A nota deveria ser um dos
componentes de um processo amplo de planejamento, depois o fazer (as aulas),
checar, ou seja, avaliar para, enfim, serem aplicadas ações corretivas. Qual o
problema da medição, travestida de avaliação, na Educação brasileira? As
promessas de ações corretivas até existem. Mas, quando são aplicadas, ocorrem
nos anos seguintes. E deveriam ocorrer logo após as provas, para que se
completasse o ciclo efetivo da avaliação. A Educação, portanto, precisa da
avaliação, não apenas da medição. Esse é o desafio de todos que nela
trabalhamos.
Visite
também o Blog Gilson Monteiro Em Toques
e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou
encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.