sábado, 23 de agosto de 2014

A internacionalização da Pós da UFAM

A após participar do XXII Congresso da Brasilian Satudies Association (Brasa), cujo encerramento ocorreu hoje com a participação da Reitora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Márcia Perales Mendes Silva, e da Pró-reitora de Inovação Tecnológica, Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves, que apresentaram trabalho na mesa "Ciência e Meio Ambiente na Amazônia Brasileira, coordenada pela professora da Universidade do Estado do Pará, Rosineide da Silva Bentes, faica mais evidente que os programas de Pós-graduação da UFAM precisam, urgentemente, vencer a barreira da língua estrangeira e mostrar o trabalho de pesquisa que fazem fora do Brasil. É de suma importância que haja um trabalho de prospecção de oportunidades, como o feito pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP) da UFAM em conjunto com a Assessoria de Relações Internacionais nesta viagem, para que se possa, de forma institucionalizada, unir forças junto aos programas de Pós-graduação a fim de que o processo de internacionalização seja parte da cultura organizacional (da UFAM e dos Programas). Algumas experiências pontuais começaram a ser feitas, como a ida do professor Massimo Canevacci a Manaus para ministrar uma disciplina no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da UFAM. As pesquisas produzidas no Brasil geram interesse em grandes universidades do mundo. É preciso fazermos um movimento oposto ao das grandes navegações, à época do descobrimento. Quem sabe não chegou a hora!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.