sexta-feira, 8 de agosto de 2014

A práxis só como discurso

Talvez uma das maiores dificuldades que nós, os professores e professoras das universidades brasileiras tenhamos de enfrentar, seja a distância quase intransponível entre o discurso e a práxis. Se não é a versão, digamos, pós-moderna do "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço", estamos diante de um reversão da própria tese de que se educa pelo exemplo. A práxis só como discurso beneficia os acomodados. Aqueles que se escondem nas chamadas zonas de conforto. Daí a importância crucial de se discutir o tema como parte da busca de uma solução para se vencer o desafio de tornar a sala de aula tradicional um ambiente mais saudável para a aprendizagem. Quando a práxis é mero discurso as chances de mudanças deixam de existir.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.