domingo, 17 de agosto de 2014

O jornalismo de volta ao passado

As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os curso de Jornalismo são de uma insensatez que não se pode nem imaginar. É como se negássemos a história e retrocedêssemos aos anos 70. Enquanto o mundo caminha para derrubar as "caixinhas" do conhecimento, nós, os jornalista, inventamos uma profissão que não se correlaciona com nenhuma outra. Trazer de volta o "estágio supervisionado" é outro erro inaceitável. Desde sempre, principalmente no Amazonas, sabemos que as empresas usam a mão-de-obra barata dos estagiários para promover um turne over que tende a substituir profissionais de carreira por estudantes, a um custo menor. Quando esses estudantes se tornam profissionais, tornam-se vítimas do próprio "veneno do estágio". Este jornalismo que se volta para o passado, do ponto de vista da formação, é inaceitável por carregar experiências fracassadas ao longo do tempo. Ou repensamos o que se propôs ou seremos direcionados ao fracasso com data marcada.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.