terça-feira, 5 de agosto de 2014

O receio da avaliação entre professores

Professores e professoras, no fundo, talvez tenham receio de ser avaliados, inclusive pelos estudantes, por meio dos mesmos critérios com que professores (e professoras) vos avaliam. É a única explicação que se pode ter para tanta rejeição ao processo de avaliação por parte dos nossos colegas professores e professoras. E isso se cristaliza a cada vez que se "toca" na questão da avaliação. Muito provavelmente, este é mais um fator de "atraso" na educação brasileira. Enquanto o processo de avaliação não se tornar algo culturalmente aceitável, em todos os níveis, não conseguiremos avançar no processo de aquisição de conhecimentos. Está mais do que na hora de entendermos que o conhecimento não pertence a ninguém e só teremos condições crescer juntos se conseguirmos encarar a avaliação como algo natural e normal na vida de quem educa e é educado. É um desafio a ser enfrentado por todos nós.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.