quarta-feira, 6 de agosto de 2014

É preciso trazer a vida para a Escola

Não temos futuro como humanidade se não vencermos o desafio de a vida ser parte da escola e não a escola um ente isolado e distante da vida. Face a esse isolamento, as crianças e jovens detestam a escola. Sentem-na como se fosse uma tortura frequentá-la. Clamam por algo novo, algo que vos atraia. Algo que torne a sala de aula não apenas uma tortura em três turnos, ou turno a turno. Não basta trazer o mundo da vida para a escola. É preciso que a escola se torne uma extensão da vida. Transformá-la em um espaço de criação, de prazer, de trocas saudáveis é um desafio constante para nós, professores e professoras. Não faremos a mudança necessária se não mudarmos a nossa perspectiva do olhar em relação à própria escola. Pensar que "antigamente era melhor" é um retrocesso. O que temos é de tornar a escola atual muito melhor. Ao mesmo tempo que trabalharmos para a escola do futuro ser ainda melhor que a escola atual. Isso, porém, só será possível se, ao invés de prisão, a escola se tornar espaço de libertação.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.