domingo, 7 de maio de 2017

A farsa do pensamento científico

Em alguns momentos tenho a impressão de quê a prática do pensamento científico, ao invés de ser regra nas universidades brasileiras (talvez nas mundiais), não passa de um mero exercício de retórica. Deixa-se de produzir Ciência e se faz arremedo de descobertas. Teses, dissertações e TCCs, em alguns casos, não passam de estruturas repetitivas, bem aos moldes de o quê exige a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), no entanto, sem, rigorosamente, segui-las. O que acontece, também, em relação à Norma Culta da Língua Portuguesa. Nada disso, porém, teria muita importância se, no dia a dia, usássemos o pensamento científico até para o processo de tomada de decisões. Coisa que não se faz. Até as relações melhorariam se ao invés de boatos, só acreditássemos em fatos cujas provas fossem cabais e irrefutáveis. Além do respeito ao outro, fundamental é o pensamento científico prevalecer como regra, não como farsa.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.