segunda-feira, 22 de maio de 2017

Tomar partido mata o jornalismo

Quando as empresas de mídia decidem tomar partido de alguma causa, terminam por matar o jornalismo. E não me venham dizer que, se ocorre nos Estados Unidos, pode ocorrer tranquilamente no Brasil. O episódio do empurrarão para levar à queda de Michel Temer (PMDB), claramente patrocinado pela Rede Globo de Televisão, cegou a emissora. Por outro lado, mais acirradamente, o grupo Folha, por meio do jornal Folha de S. Paulo, enterrou o capital técnico do qual tanto se orgulhava: o da prática de um jornalismo independente. Ao tomar partido da defesa total de Temer, também demonstra cegueira a cada nova matéria ou entrevista. Assumidamente, os dois grupos, que já não praticavam o jornalismo desde o impeachment de Dilma Rousseff (PT), assumiram, de vez, a prática da propaganda (enganosa) travestida de notícia. Se um dia praticaram o jornalismo, este se nos apresenta, atualmente, completamente morto.


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