quarta-feira, 10 de maio de 2017

Experimentar é uma forma de conhecer

Há tempos defendo que nós, os seres (ditos) humanos, nascemos cientistas, porém, aos poucos, a família e a escola nos transformam em prisioneiros das nossas crenças e limitações. Por intuição, as crianças tentam pegar, morder, provar, enfim, experimentar, talvez, experienciar, o mundo. Nós, os adultos, por conta das nossas experiências frustradas, transformamos o mundo em um “local perigoso”, quase impróprio para ser habitado pelas nossas crias. O exercício do cientista é observar o mundo, produzir perguntas para, com as respostas, tentar entender o mundo. Nossas crianças, ao nascerem, tentam o mesmo processo. Ao longo do tempo, no entanto, quase toda a curiosidade é ceifada. Matamos nossos cientistas no nascedouro. Para que isso não aconteça, talvez tenhamos de repensar a forma como educamos nossas crianças. Deixá-las experienciar o mundo é um caminho possível.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.