quinta-feira, 19 de abril de 2018

A Ciência do mais do mesmo


Montamos, e nos orgulhamos, um sistema de Pós-graduação do “mais do mesmo”. E não é culpa de ninguém, mas, da própria estrutura que foi montada, baseada na autoridade do orientador e na “árvore” exigida pelas áreas. É bem simples de se entender: tudo tem de ser baseado em uma “pesquisa do orientador”. E ele só aceita orientar se for baseado no que pesquisa e “no que pode render algum artigo científico” em revista A1 e A2. Ora, num sistema destes renovar é pecado, quase uma heresia. Talvez isso explique o porquê de não termos nenhum Prêmio Nobel (claro existe o problema do modo de avaliar do próprio Prêmio). Nosso sistema é baseado na autoridade do orientador, não na “inventividade” dos projetos. Assim, nossa Ciência é natimorta. E o sistema inteiro forma para matar no nascedouro. Estamos mal, caminhando para péssimo, mas, soltamos fogos todos os dias pelo sistema que temos. Vá entender!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.