quarta-feira, 18 de abril de 2018

Quando o atraso é a vanguarda


Mudar por mudar não é avançar! Parece mote de grupos que gritam pelas ruas quando realizam suas manifestações. Porém, é a mais pura verdade: mudar por mudar, no mais das vezes, significa retrocesso feroz. Já vi isso em países, estados, municípios, organizações e universidades. Mudam por mudar e depois quebram a cara. Aí, é preciso esperar quatro anos e estar atentos paras as manobras. Ou, se vai ser obrigado a esperar mais quatro anos. Assim funciona nas democracias. O problema é quanto a instituição faz a opção preferencial pelo atraso. Dê uma olhada! Verifique o que ocorre na sua universidade, por exemplo, e veja se não estão mudando para pior? Quando a Lei maior não funciona, os conselhos devem interpretá-la para melhorá-la. Ao que tudo indica, o Supremo Tribunal Federal (STF) fez isso com a Constituição. Em nome do “clamor popular”, entendeu que a condenação em segunda instância deveria ser aceita, muito embora seja radicalmente contra o que está escrito na Constituição. Quando o atraso é a vanguarda, as organizações perfilam-se em favor do atraso. Verifique se isso não acontece na sua organização!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.