quinta-feira, 26 de abril de 2018

Pressuposto falso para vender a BNCC


De tanto ver a propaganda do Ministério da Educação “se a base da Educação é a mesma, as oportunidades também serão” fiquei a me perguntar: será que os pressupostos para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foram os mesmos da propaganda? Antes de mais nada, você sabe o que é a BNCC? Eis como ela é definida no próprio documento: “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).” O desejo é padronizar procedimentos e habilidades a serem desenvolvidas em todo o território nacional. O que me preocupa é o sofisma da propaganda: é mentirosa a afirmação de que “se a base da Educação é a mesma, as oportunidades também serão”. Pessoas não podem ser formatadas de um único modo. Muito menos, as oportunidades serão as mesmas só porque você foi “formatado” de acordo com a BNCC. Quanto falta honestidade na propaganda, fico com um pé atrás em relação ao próprio produto vendido.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.