domingo, 29 de abril de 2018

Produtivismo na Pós com os dias contados


O viés meramente produtivista assumido pela Pós-graduação, no Brasil, deve estar com os dias contados. Pelo menos é o que nos parece ao ler notícias relativas à Comissão de Acompanhamento do PNPG 2011-2020. Acostumados com o jogo do “maior número de artigos somados ao maior número de citações”, os cientistas brasileiros passaram a fazer Ciência em quantidade, mas, ruim. As entidades representativas das várias categorias dos que fazem Ciência e os cientistas que discordam frontalmente desta abordagem atual da avaliação no Brasil também podem sugerir mudanças. A mim me parece que elas não podem ser apenas no sistema de avaliação, mas, de financiamento. Enquanto, tudo, inclusive o ingresso nos programas de Pós, for baseado só “no que se pesquisa”, faremos uma Ciência fraca, sem novidades, sem descobertas. A este fenômeno denomino de “Ciência baseada só na autoridade do orientador”. Na mesma direção está a seleção de projetos baseada mais no “numero de pontos” de quem orienta que na inventividade e qualidade dos projetos, bem como a seleção baseada em abrigo de orientação e não na qualidade dos projetos apresentados. Há muito o que mudar. Tomara que a Comissão tenha coragem de propor as mudanças.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.