quarta-feira, 20 de maio de 2020

Desempenho online sempre duvidoso

Sou um dos entusiastas do uso das Mídias Digitais em sala-de-aula. Exatamente assim: em sala-de-aula, ou sejam, como apoio, digamos, às aulas tradicionais. A pandemia comprova, no Brasil, que não se pode substituir a sala-de-aula por atividades remotas. Por vários furos, o maior deles, a falta de controle absoluto de quem realiza as atividades. Quem disser que é possível este controle, mente desavergonhadamente. Quando as atividades são feitas remotamente, o desempenho (online) é sempre duvidoso. Quem garante que é mesmo o estudante que faz as tarefas? Ninguém. Uma, ou várias pessoas, podem fazer as tarefas atribuídas. Nós, os professores, ficamos sempre “nas mãos” da honestidade (ou não) do estudante. Esta é a realidade, falem o que quiser falar. Caso queira mentir e enganar, pode fazê-lo tranquilamente. Lamentavelmente, esta é uma variável que não se pode controlar.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.