sexta-feira, 8 de maio de 2020

Videoconferência e o esgotamento psicológico

Tida como a “salvação das universidades brasileiras” em tempos de pandemia, as videoconferências nem sempre são esta beleza toda. O Jornal El Pais publicou material que aponta os malefícios deste “modo de se comunicar”. O esgotamento psicológico é apontado pelos especialistas como o mais problemático, por exigir maior concentração se todos os envolvidos. Para reuniões administrativas e algumas atividades acadêmicas, as videoconferências poderiam muito bem ser adotadas indistintamente. O problema que aponto, e não é de hoje, é se imaginar que as ditas “salas virtuais” substituem os ambientes presenciais de aprendizagem. Trata-se de erro crasso que muitos cometem por quere seguir cegamente as orientações vindas do MEC. Mídias Digitais são como algumas drogas lícitas: devem ser consumidas com parcimônia em sala-de-aula.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.