domingo, 4 de janeiro de 2015

O bloco de anotações como Mídia Digital

Há quem imagine que só se pode falar em Mídia Digital associada às, digamos, novas tecnologias de comunicação e informação. Nós do Grupo de Pesquisa em Ciências da Comunicação, Informação, Design e Artes (Interfaces), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), defendemos que não. Para nós, é Digital por se referir a digitus (cada uma das extremidades usadas para segurar objetos), ou sejam, aos dedos. O que se tem, com o advento da Internet, é o aumento fenomenal da velocidade e do uso dos dígitos como possibilidade de se articular a comunicação e a difusão de informações. Ao esculpir as primeiras anotações em pedras, como o fez Moisés ao deixar a Lei de Deus escrita em sua Tábua, já se tinha o surgimento das primeiras Mídias Digitais. Tanto o é que ao final do filme, Êxodo, de Ridley Scott, brinquei com meus filhos: "o nome do filme também poderia ser: Assim nasce o IPad". Da pedra, passando pelo papiro e chegando ao papel, o Bloco de Anotações, passou, com o mesmo nome, porém imensamente sofisticado, para mais modernos dispositivos móveis. Os nomes variam de Notas para Lembretes, porém, não deixam de cumprir a mesma função: registro. Ou seja, as anotações servem para que a memória humana amplie sua capacidade de recuperar arquivos, portanto, informações. Eis a magia do antigo transmutado em novo a ponto de não conseguirmos relacionado com o passado e suas antigas funções. O uso efetivo do bloco de anotações é feito por quem atende os passageiros no ar. Para atenderem de forma mais efetiva, passam, uma primeira vez, a solicitar que os passageiros informem qual tipo de bebida preferem. Anotam o pedido relacionado à cadeira ocupada pelo passageiro. Não erram nunca. Usam apenas uma esferográfica é uma folha de papel. Pura tecnologia dita antiga a cumprir a missão pós-moderna de ser Mídia Digital.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.