terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Instituições não refletem a sociedade


É uma grande balela a cantilena de que as instituições são espelho da sociedade. Quem acreditar nesta mentira deixa de cumprir a função social de “mudar” a sociedade. Principalmente se for uma escola. Mais ainda, uma universidade. Quando as instituições refletem a sociedade, retornamos à barbárie. Um exemplo disso foi o que ocorreu domingo à tarde, no Estádio Barradão, no jogo de futebol entre Vitória e Bahia. A reação desproporcional do jogador Kanu à comemoração nada fina de Vinícius demonstra isso. Kanu agrediu covardemente Vinícius e ainda foi aplaudido pela torcida do seu time. As instituições de futebol, como as de educação, jamais pode refletir a sociedade. Quando isso acontece, esquecemos as regras da convivência social e passamos a defender o Talião: “olho por olho, dente por dente”. Sejamos todos mais inteligentes. É nosso dever de educador. Inclusive, de educarmos por meio do Esporte.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.