quinta-feira, 2 de julho de 2020

O conservadorismo em Educação

Fico com a impressão de que o conservadorismo que tomou conta do Brasil foi gestado nas universidades brasileiras. Várias vezes, nem sempre muito compreendido, afirmei que a universidade brasileira é tanto conservadora quanto as Forças Armadas ou a Igreja. O conservadorismo, que para mim, salta aos olhos, é o da sala-de-aula. Por mais que do ponto de vista pessoal, haja muitos professores e professoras tentando mudar essa realidade, o que se vê é um conservadorismo que até irrita. Pouco se faz, estruturalmente, para mudar a relação mecanicista ensino-aprendizagem. Eis, na minha visão, a maior característica deste conservadorismo na Educação do País.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro  Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.