sexta-feira, 3 de julho de 2020

Título é uma questão de sobrevivência

No Brasil, título acadêmico não é só questão de competência, é questão de sobrevivência. Faz muito tempo, e todas as pessoas que conhecem a história do movimento sindical brasileiro sabem disso, que o título acadêmico não é apenas um atestado de excelente desempenho acadêmico: é uma forma de garantir a sobrevivência. Dos pesquisadores e da Ciência. Dos primeiros, para garantir a própria sobrevivência: quando mais título obtido, mais dinheiro no posso; mais alimento para a família e para o espírito (acadêmico). Da Ciência, da mesma forma, porque os investimentos em Pesquisa, dentre outras coisas, são garantidos pelo número de doutores que as universidades e institutos de pesquisa possuem. É preciso entender isso para poder avaliar melhor a “briga de foice” por doutores e pelo doutorado. Não é tão simples quando parece.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro  Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.