Fico
a me perguntar, sem encontrar uma resposta convincente, o porquê de a Educação
ser classificada em inferior e superior ou as variações que se nos são
apresentadas. Educação como um instrumento ideológico do Estado para
"formatar" massas talvez até possa ter algum tipo de taxionomia, o
conhecimento, porém, é muito mais complexo. Aliás, talvez não possa, jamais,
ser classificado, a não ser como mero instrumento didático. Tão arbitrária
quanto rasa, também é a classificação que se faz da Educação, como se o
processo do conhecimento pudesse ser aprisionado em faixas etárias ou
temporais. Trata-se a Educação como se não tivesse nenhuma relação com o
conhecimento, com a vida. Como se a Educação fosse um ente separado da vida
pelos muros da Escola. Na prática, porém, tal separação existe. E faz como que
crianças e jovens sonhem com uma Escola diferente, na qual o prazer e o jogo
não sejam socrossantamente proibidos. O primeiro passo para se chegar à
realização deste sonho é romper, definitivamente, com a arbitrária taxionomia
da Educação e aproximá-la da vida.
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