quinta-feira, 27 de março de 2014

Interdisciplinaridade é mais que juntar áreas

Durante muito tempo, principalmente nas universidades das regiões com menos incidência de doutores, foram abertos inúmeros programas de Pós-graduação embaixo do guarda-chuva da Interdisciplinaridade. Acontece, que juntamente com a proliferação de programas, espalhou-se, também, a visão de que "juntar professores" de vários cursos em um único Programa de Pós-graduação é ser interdisciplinar. Por mais que nome induza a isso, como bem dizem todos os teóricos dos sistemas, a soma das partes e maior que o todo. A perspectiva do olhar da interdisciplinaridade é muito mais abrangente que a simples soma de pesquisadores de várias áreas. E, volto a dizer, não se confunde com os limites impostos pela categorias profissionais. Sem uma relação de interação entre as disciplinas, não se pratica a interdisciplinaridade. É preciso, também, refletir sobre o próprio conceito de disciplina e o valor histórico do conceito para a onstrução da universidade no mundo. Só assim se vencerá esta visão míope de que interdisciplinaridade é a mera soma de disciplinas.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.