sexta-feira, 14 de março de 2014

Erre pouco, pergunte sempre

Penso que o mantra de todo servidor público deveria ser: "erre pouco, pergunte sempre". A presunção da compreensão criar problemas gravíssimos e pode desintegrar uma equipe. O silêncio obsequioso, em qualquer cultura, significa que o interlocutor entendeu. E se a resposta não vem como se acha que se foi entendido, o perigo de se perder as estribeiras é imenso. Perguntar não tira pedaço. Errar muitos menos. O que arranca pedaços e destrói qualquer relação, inclusive as de trabalho, é o silêncio total. Que pode ser interpretado de duas formas: ou tudo foi entendido e se terá a resposta desejada, ou se foi completamente ignorado. Em nenhum dos casos o resultado é bom para a organização. A menor probabilidade do erro ocorre, portanto, quando se pergunta, se esclarece. Com informação qualificada, fluente e clara, é possível diminuir, também, os conflitos. Pensemos, juntos, nisto!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.