segunda-feira, 31 de março de 2014

O nó da formação das redes no Brasil

Por mais que haja claro incentivo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a criação dos programas de Pós-graduação em redes no Brasil, o modelo ainda tem de ser discutido e aprofundado para que se possa firmar como exitoso. Quanto maior o número de associados em uma rede, maiores, certamente, podem ser os problemas, no futuro. Na CAPES, hoje, a denominação existente é "associação ampla". Tudo é muito lindo, em tese, no início da relação, quando todos os "pombinhos" envolvidos no processo se encontram no auge da paixão. Ninguém se preocupa com um problema que é crucial: os recursos financeiros são creditados apenas na conta de quem apresenta a proposta no aplicativo da CAPES chamado APCN. Quando as associadas são federais, o problema é menor. Mas, quando existem federais, estaduais e municipais no processo? Como administrar os recursos durante o processo? È preciso ter muita clareza dos pontos positivos e negativos ao se fazer parte de uma rede para que o nó não se torne quase impossível de desatar no caso de se desistir de participar do projeto.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.