domingo, 9 de março de 2014

O futuro do qual me envergonhei

Certa vez, pouco antes de concluir o curso de graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), escrevi um texto cujo título jamais esqueci: "Vergonha do futuro". Nele, fazia uma análise do jornalismo que se praticava em Manaus e dizia da minha vergonha, antes mesmo de me formar. Nunca cheguei a publicá-lo e hoje nem sei mais por onde anda. Hoje, muito cedo, ao ver as manchetes de dois grandes jornais da cidade, enfim, tive a prova do que me envergonhei há tantos anos. Com letras garrafais, um deles preconizava: "GOL DE PLACA". O outro era ainda mais efusivo: "ORGULHO NACIONAL". Senti asco. Não tive coragem de ler nenhum dos dois. Não me sentia diante de dois jornais da cidade, mas sim, de dois órgãos de divulgação aulicista das obras dos governo do Estado e do Município. Desde o início das obras da Copa, se vendeu gato e se entregou uma lebre das mais tímidas. As obras de mobilidade só podem ter sido feitas em Londres, ou seja, para inglês ver. E todos calam! O que houve foi uma enganação pública. Promessas e mais promessas de que a cidade melhoraria. O que se viu foi um caos total nas imediações do Estádio. Em pleno domingo, a cidade inteira sofreu com um trânsito caótico. Não é possível que a prática do jornalismo "chapa branca" se transforme em regra, não em exceção. Eis o futuro do qual me envergonhei. Talvez dele não queria mais participar. Não tenho mais ilusões de que se possa interferir, com a formação, na linha editorial dos jornais. Quando a opção é se alinhar ou ser expurgado, entendo melhor os colegas jornalistas. Não sou obrigado, porém, a aceitar esse estado extremamente lamentável ao qual as coisas chegaram. Tanto em Manaus quanto em todas as demais cidades da Copa, se prometeu o paraíso e se está entregando um inferno a cada jogo.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.