Há
que se pensar, urgentemente, em se rediscutir os critérios de medição, bases
para a avaliação no País. Centrar o que se chama equivocadamente de avaliação
apenas nos números, inclusive de artigos publicados, para medir a capacidade de
um estudante ou professor (professora), pode ser produtivista, mas, não é
produtivo. E, por linhas tortas, pode até levar à morte. Se não, a distúrbios
de comportamento graves. A nota não pode ser a única forma de avaliar o
desempenho dos estudantes ao longo dos seus cursos. Da mesma forma, o número de
artigos publicados ou aceitos para publicação pode até ser um indicador. No
entanto, não faz bem nem à saúde (e pode matar) caso seja o único a se usar
para determinar se um professor é produtivo ou não. É preciso que se leve em
conta as demais atividades prazerosas de quem pesquisa. Não pode fazer bem a nenhum
ser humano dormir e acordar concentrado apenas no Documento de Área do programa
de Pós-graduação do qual faz parte. Ou no número de artigos que,
obrigatoriamente, terá de publicar a cada ano. Quando viver se resume apenas ao
número de artigos publicados, certamente, a própria vida já perdeu sentido.
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