quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Critérios produtivistas que matam

Há que se pensar, urgentemente, em se rediscutir os critérios de medição, bases para a avaliação no País. Centrar o que se chama equivocadamente de avaliação apenas nos números, inclusive de artigos publicados, para medir a capacidade de um estudante ou professor (professora), pode ser produtivista, mas, não é produtivo. E, por linhas tortas, pode até levar à morte. Se não, a distúrbios de comportamento graves. A nota não pode ser a única forma de avaliar o desempenho dos estudantes ao longo dos seus cursos. Da mesma forma, o número de artigos publicados ou aceitos para publicação pode até ser um indicador. No entanto, não faz bem nem à saúde (e pode matar) caso seja o único a se usar para determinar se um professor é produtivo ou não. É preciso que se leve em conta as demais atividades prazerosas de quem pesquisa. Não pode fazer bem a nenhum ser humano dormir e acordar concentrado apenas no Documento de Área do programa de Pós-graduação do qual faz parte. Ou no número de artigos que, obrigatoriamente, terá de publicar a cada ano. Quando viver se resume apenas ao número de artigos publicados, certamente, a própria vida já perdeu sentido.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.