domingo, 9 de novembro de 2014

O desafio de vencer a letargia

Há um desafio quase impossível de ser vencido no serviço público brasileiro, em especial nos serviços educacionais: a letargia dos envolvidos no processo. Criou-se uma cultura de que servidor público não trabalha, ou, ainda pior: que pode receber seus vencimentos sem trabalhar. Com isso, serviço público se transformou em sinônimo de desserviço. Mudar esta tendência, quase regra, é essencial em todos os níveis para que se tenha um serviço público minimante efetivo nas suas práticas. Não se pode mais admitir a visão perdulária de que o céu é o limite, tanto do ponto de vista administrativo quanto financeiro. A visão de que a responsabilidade na solução dos problemas é apenas de quem dirige chegou a um ponto que o ônus é sempre do chefe e raros são os bônus. Recentemente, ouvi de uma consultora, em uma emissora de rádio, que a preguiça não existe, o que existe é a falta de motivação. Talvez estejamos diante da chave para vencer desafio da letargia que aparece no título desta postagem: a motivação. Encontrar uma forma de motivar os servidores públicos é o caminho.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.