Há
um desafio quase impossível de ser vencido no serviço público brasileiro, em especial
nos serviços educacionais: a letargia dos envolvidos no processo. Criou-se uma
cultura de que servidor público não trabalha, ou, ainda pior: que pode receber
seus vencimentos sem trabalhar. Com isso, serviço público se transformou em
sinônimo de desserviço. Mudar esta tendência, quase regra, é essencial em todos
os níveis para que se tenha um serviço público minimante efetivo nas suas
práticas. Não se pode mais admitir a visão perdulária de que o céu é o limite,
tanto do ponto de vista administrativo quanto financeiro. A visão de que a
responsabilidade na solução dos problemas é apenas de quem dirige chegou a um
ponto que o ônus é sempre do chefe e raros são os bônus. Recentemente, ouvi de
uma consultora, em uma emissora de rádio, que a preguiça não existe, o que
existe é a falta de motivação. Talvez estejamos diante da chave para vencer
desafio da letargia que aparece no título desta postagem: a motivação.
Encontrar uma forma de motivar os servidores públicos é o caminho.
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