sábado, 22 de novembro de 2014

Escrever: um dos problemas da Pós-graduação

O maior problema da Pós-graduação brasileira talvez não seja o número de bolsas para os estudantes, mas, a pouca experiência em produzir artigos científicos. Ou, ainda mais, a pouca habilidade em escrever quaisquer tipos de textos. Na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), passamos a oferecer oficinas de produção de textos científicos aos professores, professoras e estudantes. Não sei se por preconceito, a participação dos professores e professoras não é das maiores. Nem mesmo os estudantes se interessam. Pelos comentários a respeito do problema, fica-se com a impressão de que há "um modo de escrever" para cada área do conhecimento. Discordo frontalmente desta crença: o que se pode admitir são adaptações às normas das revistas por áreas. Algo para o qual também é necessário praticar, fazer exercícios. Não é uma questão de saber ou não escrever, mas, de se apropriar dos temos, das palavras, do estilo, por área. No geral, porém, é preciso praticar a escrita. Sem isso, corre-se o risco de a produção de professores e estudantes não atingir o nível mínimo exigido pelas respectivas áreas.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.