terça-feira, 27 de outubro de 2015

A crise não justifica a cobrança


Cansei de ouvir argumentos, de todos os lados, que “o momento atual não permite que as universidades públicas” abram mão da cobrança de mensalidades. Vírgula e vírgulas! Este não pode ser o discurso que venha justificar a cobrança de mensalidades, principalmente no Mestrado Profissional. Uma coisa é regulamentar a prática antiga de se cobrar mensalidades. Outra é empurrar o Mestrado Profissional no bolo dessas cobranças como forma de captar recursos para as universidades públicas. Se a questão for apenas a captação de recursos e a saída paulatina do Estado do financiamento da Pesquisa, da Pós-graduação e do Ensino Público, a discussão é outra. Não é a crise que justifica a cobrança, mas, o modelo que financiamento público. Abrir o jogo e discutir, às claras, com a sociedade, o projeto de “estado mínimo na Educação” é outra coisa bem-diferente. Queremos aprofundar o debate? Espero que assim seja e não se resuma apenas à cobrança de mensalidades na Pós-lato, nos Mestrados Profissionais e nas Atividades de Extensão.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.