quarta-feira, 21 de outubro de 2015

A dívida de generosidade com os estudantes

Nós, os professores e professoras, quer dos cursos de graduação, quer dos programas de Pós-graduação, temos uma dívida de generosidade em relação aos nossos estudantes que, talvez, jamais possa ser resgatada. Uma dívida que, se não começa no Ensino Básico, inicia-se na família. Não exercitamos nem a liberdade nem a autonomia. E, de repente, como em um passe de mágica, cobramos dos nossos estudantes maturidade e autonomia impossíveis de serem encontradas em quem saiu de um Ensino Médio frágil e castrador. Querer que um estudante chegue aos cursos de graduação preparados para enfrentar o ambiente (virtual) de liberdade e autonomia que a universidade brasileira finge ter só pode ser coisa de quem já foi afetado mentalmente pelo próprio sistema: é uma utopia. Ninguém se torna livre e autônomo da noite para o dia. Eis a nossa cristalina dívida. Ou a resgatamos sendo mais generosos com os estudantes (de graduação e pós-graduação) ou estaremos juntos a lamentar resultados pífios da escola do fracasso.


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