segunda-feira, 19 de outubro de 2015

O saber universal e a universidade

A universalidade do saber parece se confundir com o conceito de universidade. Mas, ao meu ver, a universalidade do saber, por mais que pareça um mero jogo de palavras, não se confunde com o saber universal. Este último tem mais relação com a crença de que “o universo conspira”. O saber universal, portanto, é o saber do próprio universo, da terra, das coisas, digamos, do instintivo, do intuitivo. E este saber, também é uma mera opinião, parece completamente distante da universidade. É verdade, não se pode negar, que existem espasmos, resistências. De muitos poucos, para trazer o sentimento, o saber universal, o saber intuitivo para dentro da universidade. A única garantia que se tem, no entanto, é a da própria resistência como forma de tentar abrir frestas para este saber intuitivo. Ele ainda está longe de ser reconhecido e valorizado dentro da universidade.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 18/10/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.