domingo, 12 de março de 2017

A avaliação entre títulos e mérito

A vida acadêmica dos professores e professoras das universidades brasileiras está dividida entre títulos e mérito. Muitos e muitas, evidentemente, misturam os títulos ou os consideram como variáveis para se chegar ao mérito. O mérito não está no número de títulos que se tem. Ou no número de artigos publicados, ou na pontuação obtida nas análises do Currículo Lattes. Há um equívoco de origem. E que precisa ser corrigido na Ciência brasileira. O mérito tem de ser de cada um dos projetos apresentados. Quer para a obtenção de financiamento, quer para a obtenção de bolsas ou para a seleção ao ingresso na Pós-graduação. Enquanto o acúmulo de experiência pesar mais que a qualidade dos projetos, teremos uma Ciência enviesada. Eis o desafio de se praticar a avaliação entre títulos e mérito. Quem quer enterrar o dedo na ferida? A espera de respostas!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.