quinta-feira, 16 de março de 2017

A Educação pelos cabelos

Só me faltava esta: uma escola medir a “adequação ou não de um estudante” pelo tamanho dos cabelos. Lembra-me a tradicional imagem machista, do homem das cavernas, que tinha o direito de puxar a mulher pelos cabelos. Se o quisesse, também o faria com os filhos ou filhas. Certamente, mais com as filhas por motivos óbvios. É bem-verdade que os pais podem escolher matricular ou não os filhos em escolas “dirigidas por militares”. No Amazonas, porém, está cada vez mais difícil. Expulsar um estudante de uma escola por conta do tamanho dos cabelos é uma insanidade. O argumento de que uma escola militar tem suas regras baseada na rigidez é pífio. A decisão da justiça de obrigar a escola a reinserir o estudante pode até ser considerada polêmica, uma vez que coloca em risco a inflexibilidade das normas vigentes. Mas, é sábia. Faz bem saber que a justiça não quer mais o retorno da era das cavernas na Educação.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.