quarta-feira, 1 de março de 2017

A governança nas instituições de Educação

Sou daqueles que não se preocupa apenas com a questão da estrutura pedagógica das instituições de Educação, quaisquer que sejam os níveis. É claro e evidente que, além de uma reforma, que avalio, deveria ser muito mais ambiciosa, como a que ocorreu no Ensino Médio, precisamos de uma mudança radical no sistema de governança: das escolas de ensino básico às de ensino superior. Tomemos como exemplo a diferença brutal e crucial que existe entre o sistema decisório nas instituições públicas e nas instituições particulares. De um lado uma democracia extrema. Do outro, uma ditadura baseada no poder supremo do dono. Entre um e outro um sistema educacional que precisa se repensar e provocar uma revolução, digamos, “por dentro”. Esta revolução, no entanto, depende de uma mudança radical nossa, de professores e professoras, até na forma de pensar o próprio processo de Educação. Estamos dispostos? Não sei e nem tenho respostas. Incomodo-me, no entanto, permanentemente.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.