domingo, 26 de março de 2017

O convívio social nas Mídias Digitais

Quando as Mídias Digitais nem eram chamadas assim (a denominação nasceu no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação – PPGCCOM – da Universidade federal do Amazonas – UFAM), pouco se falava em “boas maneiras” nas chamadas Redes Sociais. Em 1999, elas engatinhavam. O máximo que se tinha era o Orkut. Depois que o Facebook espalhou seus tentáculos pelo Planeta e passou a adquirir outras “redes” como o Instagram e o WhatsApp, tais espaços fazem parte, digamos, “da vida real”. Assim sendo, são necessárias regras básicas de convivência. Por exemplo, não entre no espaço dos outros sem bater. Peça licença para compartilhar coisas. Respeite o pensamento do outro. Não invada a Linha do Tempo de ninguém no Facebook se não for autorizado. Demonstre que possui educação básica para a vida em sociedade. Por fim, se não suportar o que as pessoas que estão marcadas como “amigo” escrevem ou pensam, desfaça a amizade. Só assim deixará de receber automaticamente as atualizações. Funciona desta forma no Facebook e em várias outras “redes sociais”. É tão simples!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.